Estudando sua Despensa

Leave a comment

February 25, 2013 by martapnsilva

Bem, eu sei que cada um tem seu jeito de organizar as compras, de fazer listinha pra o supermercado, mas eu gostaria de compartilhar com vocês a minha ideia. Não, não é a toa que meu pai diz que o nome da minha filha vai ser Maria Planilha, a verdade é que amo esse recurso e acho que nossa vida pode ser bem mais organizada com elas ^^, nesse caso uso  do googledrive, é simples, posso acessar de qualquer canto e compartilho com o marido.

Aqui em casa eu e o marido fazemos as compras juntos, e quinzenalmente, e resolvemos estudar o comportamento dos nossos gastos e os supermercados. Tudo começou com uma planilha simples, só anotando o que havia sido comprado e quanto tinha sido gasto. Depois disso fomos fazendo upgrades hehe, e agora nossa planilha tá mais ou menos assim:

Sem título

 

A ideia é a seguinte, as abas são por quinzena, os itens que são normalmente comprados são colocados antes do dia da compra, isto é, você vai vendo o que vai acabando e vai preenchendo os produtos e as quantidades conforme elas vão sendo usadas pra quando você for pro supermercado você já tem a lista atualizada e não tem que ficar quebrando cabeça pra lembrar o que tá faltando. Os itens que não são normalmente comprados também vão sendo colocados na lista conforme aparecer a necessidade deles, mas o resto é só copiar a aba, zerar tudo e começar a preencher.

Eu separei por seções: higiene, limpeza, comida, carnes (essa entrou depois pq comecei a fazer essa parte separado num frigorifego), outros e feira (feira tb entrou depois porque comecei a comprar frutas e verduras na feira), mas fique a vontade para melhorar as seções, colocar mais, ou diminuir…

Daí você começa, exemplo: viu que acabou o leite, escreve lá a quantidade que você acha que deve comprar: 3 – no próximo mês ou quinzena você viu que na anterior você colocou 3 mas não deu certo, acabou antes do desejado, então, você já coloca mais na nova lista. Ou ao contrário, você colocou 5 sabonetes,e  viu que numa quinzena você só usou 2, então na próxima você diminui a quantidade.
Assim, você começa a estudar o comportamento de uso das compras, aumenta alguns, diminui outros e evita desperdícios, observa onde tá sendo os maiores gastos, evita comprar coisas desnecessárias.

O próximo passo foi estudar os supermercados, começamos a anotar quando chegávamos das compras o quanto elas haviam dado e onde haviam sido feits. As observações são coisas do tipo: faltaram muitos itens, lugar sujo, não compensou a distância…

Sem título2

 

Então se você foi mais de uma vez no supermercado, escreve lá quanto deu todas as idas e onde foi. Hoje em dia tem mais de uma linha porque colocamos a parte do frigorífero e da feira… Algumas coisas nós percebemos como supermercados que supostamente são beeeem mais baratos não compensam pelo que gastamos de gasolina, ou outro tem várias ofertas em produtos x ou y mas milhões de outros produtos necessários simplesmente não tem…Entre outras observações…

Uma nova aba com a próxima compra é aberta assim que a compra foi feita, e daí eu começo a colocar o que vai acabando. Algumas quinzenas eu vou precisar colocar xampu, em outras não, outras coisas comecei a observar que são constantes, como creme de leite…

Entenderam? Bem, pra cá pra casa facilitou e temos evitado desperdício e hoje em dia é muito raro acabar uma coisa e não ter um pra  substituir, porque foi percebido a necessidade antes de virar uma crise…

A ideia é você montar a planilha conforme a necessidade da sua propria casa, mas se vocês quiserem que eu mande a planilha pra vocês, ou tiverem alguma dúvida é só falar 😀

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: